CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS LÍNGUA PORTUGUESA (25):
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.
2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.
3 Domínio da ortografia oficial.
4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.
4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.
4.2 Emprego de tempos e modos verbais.
5 Domínio da estrutura morfossintática do período.
5.1 Emprego das classes de palavras.
5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração.
5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.
5.4 Emprego dos sinais de pontuação.
5.5 Concordância verbal e nominal.
5.6 Regência verbal e nominal.
5.7 Emprego do sinal indicativo de crase.
5.8 Colocação dos pronomes átonos.
6 Reescrita de frases e parágrafos do texto.
6.1 Significação das palavras.
6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto.
6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto.
6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

NOÇÕES DE LÓGICA E ESTATÍSTICA (10):
1 Raciocínio lógico.
1.1 Estruturas lógicas.
1.2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões.
1.3 Lógica sentencial (ou proposicional).
10.3.1 Proposições simples e compostas.
10.3.2 Tabelas-verdade.
10.3.3 Equivalências.
10.3.4 Leis de Morgan; problemas.
2 Noções de estatística.
2.1 População e amostra.
2.2 Histogramas e curvas de frequência.
2.3 Medidas de posição: média, moda, mediana e separatrizes.
2.4 Medidas de dispersão absoluta e relativa.
2.5 Probabilidade condicional, independência.
2.6 Variável aleatória e funções de distribuição.

DIREITO ADMINISTRATIVO (5):
1 Administração pública: princípios básicos.
1.1 Administração direta e indireta.
2 Poderes administrativos.
2.1 Espécies de poder: hierárquico, disciplinar, regulamentar, de polícia e normativo.
2.2 Uso e abuso do poder.
3 Organização administrativa brasileira.
3.1 Serviços públicos: conceito e princípios.
3.2 Autarquias, agências reguladoras, agências executivas, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista.
4 Ato administrativo.
4.1 Conceito, requisitos e atributos.
4.2 Comunicação dos atos administrativos.
4.3 Anulação, revogação e convalidação.
4.4 Discricionariedade e vinculação. 5 Servidores públicos: cargo, emprego e função públicos.
5.1 Lei nº 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União) e alterações.
5.1.1 Disposições preliminares.
5.1.2 Provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição.
5.1.3 Direitos e vantagens. 5.1.4 Regime disciplinar.
5.1.5 Seguridade social do servidor: aposentadoria e pensão civil.
5.1.6 Processo administrativo disciplinar.
6 Improbidade administrativa.
7 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994).
8 Código de Conduta da Alta Administração Federal.
9 Lei de conflito de interesses (Lei nº 11.813/2013).
10 Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). 11 Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

FUNDAMENTOS DE MACROECONOMIA E MICROECONOMIA (10):
I MACROECONOMIA:
1 Contas nacionais.
2 Agregados monetários.
3 Multiplicador monetário, criação e destruição de moeda.
4 Contas do sistema monetário.
5 Balanço de pagamentos.
II MICROECONOMIA:
1 Estrutura de mercado.
1.1 Formas de organização da atividade econômica, o papel dos preços, custo de oportunidade e fronteiras das possibilidades de produção.
2 Oferta e demanda.
2.1 Curvas de indiferença.
2.2 Restrição orçamentária.
2.3 Equilíbrio do consumidor.
2.4 Efeitos preço, renda e substituição.
2.5 Curva de demanda.
2.6 Elasticidade da demanda.

ATUALIDADES (SOMENTE PARA A PROVA DISCURSIVA):
1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CARGO 1: ANALISTA - ÁREA 1 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


CIÊNCIA DE DADOS (14):
1 Aprendizado de Máquina.
2 Deep learning.
3 Processamento de linguagem natural.
4 Big data.
5 Qualidade de Dados.
6 Tipos de Aprendizado: Supervisionado, Não Supervisionado, Semi Supervisionado, Por Reforço, Por Transferência.
7 Grandes Modelos de Linguagem (LLM), IA Generativa.
8 Redes Neurais.
9 MLOps: Gestão de código, treinamento, implantação, monitoramento e versionamento de modelos, automação do ciclo de produção.
10 Governança e Ética na IA: Transparência, Responsabilidade, Explicabilidade, Privacidade, Segurança, Viés.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO (7):
1 Gestão de Identidades e Acesso: Autenticação e Autorização, Single Sign-On (SSO), Security Assertion Markup Language (SAML), OAuth2 e OpenId Connect.
2 Privacidade e segurança por padrão.
3 Principais tipos de ataques e vulnerabilidades.
4 Controles e testes de segurança para aplicações Web e Web Services.
5 Múltiplos Fatores de Autenticação (MFA).
6 Soluções para Segurança da Informação: Firewall, Intrusion Detection System (IDS), Intrusion Prevention System (IPS), Security Information and Event Management (SIEM), Proxy, Identity Access Management (IAM), Privileged Access Management (PAM), Antivírus, Antispam.
7 Frameworks de segurança da informação e segurança cibernética, como, por exemplo, MITRE ATT&CK, CIS Controls e NIST CyberSecurity Framework (NIST CSF).
8 Tratamento de Incidentes Cibernéticos.
9 Assinatura e certificação digital, criptografia e proteção de dados em trânsito e em repouso.
10 Segurança em nuvens e de contêineres.

ENGENHARIA DE SOFTWARE (24):
1 Arquitetura de sistemas web: protocolo HTTP, HTTP/2, gRPC, WebSockets, TLS, servidores proxy, cache, DNS, balanceamento de carga, tolerância a falhas e escalabilidade em sistemas web.
2 Princípios e práticas de DevOps e DevSecOps, integração e entrega contínuas (CI/CD).
3 Técnicas de desenvolvimento seguro.
4 Testes de software: Testes unitários, Testes de Integração, TDD, BDD.
5 Arquiteturas em camadas, baseada em serviços, microsserviços (orquestração de serviços e API gateway), orientação a eventos, cliente-servidor, serverless.
6 Práticas de UX e UI design.
7 Programação assíncrona.
8 RESTful e GraphQL.
9 Web services.
10 Padrões: GoF e GRASP.
11 Git.
12 Python e Java.
13 Transações distribuídas.
14 Distributed Ledger Technology (DLT).

INFRAESTRUTURA EM TI (17):
1 Conceitos de infraestrutura como código e automação de infraestrutura de TI.
2 Docker, Kubernetes: boas práticas para infraestrutura e orquestração de containers.
3 Serviços de Rede Microsoft Windows Server: DNS, DHCP, Radius, Autenticação, Certificados, Active Directory (AD).
4 Monitoração, observabilidade e análise de sistemas em produção por meio do uso de ferramentas de monitoramento e logging, como o Nagios, Prometheus, Grafana, Elasticsearch, Kibana, Application Performance Monitoring (APM), entre outras.
5 Protocolos da camada de aplicação, como Simple Mail Transfer Protocol (SMTP), Hypertext Transfer Protocol (HTTP), Hypertext Transfer Protocol (HTTPS), SSL/TLS, Lightweight Directory Access Protocol (LDAP), Network File System (NFS), Server Message Block (SMB).
6 Tolerância a falhas e continuidade de operação.
7 Implantação e administração de serviços de nuvem (IaaS, PaaS e SaaS).
8 Administração e gerenciamento de ambientes de virtualização.
9 Administração e operação de sistemas operacionais Microsoft Windows Server e Linux.
10 Conceitos de LAN, WAN e SDN. 11 Conceitos e ferramentas de orquestração e automação de infraestrutura: Puppet, Ansible.

BANCOS DE DADOS (4):
1 SGBDs SQL e NOSQL.
2 Modelagens de dados: relacional, multidimensional, nosql.
3 SQL (Procedural Language / Structured Query Language).
4 Arquitetura de Inteligência de Negócio: DataWarehouse, DataMart, DataLake, DataMesh.


GESTÃO EM TI (4):
1 Kanban.
2 Scrum.
3 Governança de Dados.
4 ITIL v4.